César Augusto Sandino Biografia, Vida, Fatos Interessantes - Julho 2022

Niquinohomo, Masaya, Nicarágua

Signo do zodíaco :

Touro

Cesar Augusto Sandino era uma figura revolucionária e ícone nacional na Nicarágua. Sua guerra de libertação da Nicarágua contra a ocupação militar dos americanos ainda é motivo de orgulho em toda a América Latina.

Primeiros anos

Ele nasceu Augusto Calderon Sandino na cidade de Niquinohomo, no dia 18 de maio de 1895. Seu pai Gregorio Sandino era um conhecido empresário e proprietário da região. Enquanto sua mãe Margarita Calderon era empregada doméstica de Sandino. Temendo ser ridicularizado pela comunidade, Gregorio nunca reconheceu sua responsabilidade parental. Assim, Augusto Sandino foi criado por sua mãe.

homem com câncer e mulher sagitaria

Foi até 1904, quando Gregorio levou o menino para ficar em sua casa. Mesmo assim, ele nunca o aprovou como filho. Augusto Sandino foi educado em uma escola primária local e estudou em Granada.

Durante seu tempo, os americanos tiveram uma forte presença militar na Nicarágua. Isso prejudicou o orgulho da maioria dos nicaraguenses que se sentiram explorados pelo poder estrangeiro auxiliado pelo repressivo governo nicaragüense. Uma tentativa de uma seção do exército de depor o presidente foi brutalmente esmagada pelo exército dos EUA em 1912. Esse foi seu primeiro encontro com a realidade da presença militar do exército americano.

Cesar Augusto Sandino era uma pessoa explosiva na natureza. Uma vez em 1921, ele tentou matar o filho de uma figura política local influente. Temendo sua morte, Sandino fugiu para o exílio. Ele fugiu para o México através de Honduras e Guatemala, onde foi contratado com uma empresa produtora de petróleo.

Ativismo

Como funcionário da refinaria Standard Oil, Cesar Augusto Sandino interagiu com as opiniões dos revolucionários mexicanos. Ele admirava muito o zelo e o patriotismo que os mexicanos exalavam. Quando abordado por seus amigos mexicanos, Sandino formulou sua versão do anti-imperialismo. Ele voltou para casa em 1925 e foi contratado em uma empresa de mineração perto da fronteira com Honduras.

Um orador talentoso, Sandino conseguiu prevalecer sobre seus colegas a necessidade de uma luta armada contra os americanos. Citando o sucesso da revolução mexicana, Sandino conseguiu convencer várias pessoas.

Revolucionário

Em 1926, o general José Maria Moncada liderou uma revolta contra Adolfo Diaz, o presidente da Nicarágua apoiado pelos EUA. Cesar Augusto Sandino aproveitou a oportunidade. Ele liderou seu pequeno exército para unir forças com Moncada. Moncada o recebeu com um coração frio. Ele procurou a ajuda de outros camaradas no movimento do exército liberal. Felizmente, alguns generais do movimento liberal o receberam.

O ano seguinte, Cesar Augusto Sandino realizou um ataque bem-sucedido aos soldados do governo de sua base nas montanhas de Segóvia. Isso cimentou sua reputação como comandante militar. Como parte do maior movimento liberal, que simpatizava com o vice-presidente exilado Juan Bautista Sacasa, Sandino agora estava recebendo fundos do México. Em uma batalha épica em Manágua, o exército liberal liderado por Moncada derrotou as forças do governo na cidade. A vitória de Moncada foi interrompida pela intervenção das tropas americanas.

Um acordo de cessar-fogo seguiu as negociações patrocinadas pelos EUA entre o governo e as forças liberais. No Acordo de Espino Negro, os dois lados deveriam desarmar e integrar-se em um exército nacional comum. Cesar Augusto Sandino nunca ratificou o tratado. Ele se retirou para as montanhas e travou sua guerra contra o poder estrangeiro. O recém-formado exército nacional sob Moncada enviou sua captura. Surpreendentemente, as forças de Sandino frustraram a missão.

Quando Moncada se tornou presidente da Nicarágua em 1928, Cesar Augusto Sandino aproveitou a oportunidade para provar seu argumento. Ele continuou a desacreditar o novo presidente como traidor. Sua causa atraiu financiamento dos soviéticos. Marés voltou-se a seu favor a partir de 1931. Com os recursos do governo canalizados para ajudar as vítimas do terremoto na Nicarágua, nada restou para sustentar a guerra. Nos EUA, a Grande Depressão estava no auge devastador. Isso forçou os americanos a deixar a Nicarágua e a maior parte da América Latina.

Em 1933, o ex-vice-presidente Juan Bautista Sacasa se tornou o novo presidente da Nicarágua. Após uma série de reuniões com o presidente, Cesar Augusto Sandino declarou que seus combatentes se desarmariam se a Guarda Nacional fosse dissolvida. O novo comandante da Guarda Nacional Anastasio Somoza Garcia ordenou que Eliminação de Sandino.

Legado

Foi no 21 de fevereiro de 1934, que Cesar Augusto Sandino foi executado. Sua delegação foi capturada depois de deixar o palácio presidencial. Sandino, seu irmão e seus dois comandantes foram posteriormente executados e enterrados. Ele deixou sua esposa, Blanca Arauz. O aeroporto da capital foi nomeado em sua homenagem. Um partido político na Nicarágua tem seu nome.